sábado, 23 de fevereiro de 2013

Causas do aumento do efeito de estufa

O clima varia com diversos processos naturais, como:
Erupções vulcânicas;
Variações na órbita terrestre;
Lançamento de gases para atmosfera;
Incêndios florestais.
A actividade humana é apontada como a principal causa do aumento do efeito de estufa. Existem outras hipóteses para tentar explicar o aumento da temperatura global, uma dessas é que o aquecimento é causado por flutuações do clima, ou que o aquecimento é resultado principal da variação da radiação solar. MAS
Nenhum dos factores condicionantes é instantâneo. Devido à falta de movimento térmicos dos oceanos terrestres e a lenta resposta de outros efeitos indirectos, o clima actual da Terra não está em devido equilíbrio. Estudos climáticos indicam que mesmo que não fossem lançados os gases poluentes para a atmosfera, um aquecimento de aproximadamente 0,5°C iria ocorrer.
Os gases que mais contribuem para este efeito são: O vapor de água; O dióxido de carbono (CO 2 ); O metano (CH 4 ); E o ozono (O 3 ).
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) defende que o aquecimento global tem como uma das suas principais causas a emissão de gases poluentes pelo homem, contribuindo para o efeito estufa. O resto das emissões são principalmente devidas às mudanças no uso da terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário