sábado, 23 de fevereiro de 2013

Consequências para a saúde humana que podem decorrer da variação da temperatura


Doenças de pele, olhos e vias respiratórias.
 

Medidas para a diminuição do efeito de estufa

Todos nós podemos fazer a diferença e salvar o planeta Terra. Por isso devemos:
Desligar lâmpadas, televisores, aparelhagens de som, computadores logo que tenham sido acabados de utilizar;
Procurar reduzir o aquecimento no Inverno;
Não deixar a porta do frigorífico aberta enquanto pensamos no que queremos ir buscar;
Preferir transportes públicos;
Não usar sprays com CFC;
Comprar equipamentos de refrigeração que não contenham CFC.
Tudo para um mundo melhor.

Consequências do aumento do efeito de estufa

As consequências do efeito de estufa, tanto a nível global como a nível regional, afectam um pouco por toda parte os vários países.
O aquecimento global pode levar à ocorrência de variações climáticas tais como:
 Alteração na precipitação;
Subida do nível das águas dos oceanos e degelo;
Ondas de calor.
Assim é natural registar-se um aumento de situações de cheias que consequentemente aumenta os índices de mortalidade no planeta Terra.
Uma profunda alteração do clima terá uma influência desastrosa nas sociedades afectando a produção agrícola e as reservas de água, dando origem a alterações económicas e sociais. A maior parte dos gases de estufa têm fontes naturais, além das fontes antropogéneses, contudo existem potentes mecanismos naturais para removê-los da atmosfera. Porém, o contínuo crescimento das concentrações destes gases na atmosfera dão origem a que, mais gases sejam emitidos do que removidos em cada ano.
De acordo com alguns cientistas, um aumento consecutivo da temperatura à superfície da Terra provoca, consequentemente, o aumento do número de doenças infecciosas através da proliferação de pestes.
Um caso bastante actual refere-se ao fenómeno do El Niño, um aumento de temperatura no sistema oceânico, que deu origem a uma onda quente por todo o mundo. Como resultado directo, verificou-se uma deslocação dos mosquitos responsáveis pela propagação da malária e febre-amarela para regiões temperadas a altitudes mais elevadas, atacando os grupos de pessoas mais vulneráveis da sociedade.

Causas do aumento do efeito de estufa

O clima varia com diversos processos naturais, como:
Erupções vulcânicas;
Variações na órbita terrestre;
Lançamento de gases para atmosfera;
Incêndios florestais.
A actividade humana é apontada como a principal causa do aumento do efeito de estufa. Existem outras hipóteses para tentar explicar o aumento da temperatura global, uma dessas é que o aquecimento é causado por flutuações do clima, ou que o aquecimento é resultado principal da variação da radiação solar. MAS
Nenhum dos factores condicionantes é instantâneo. Devido à falta de movimento térmicos dos oceanos terrestres e a lenta resposta de outros efeitos indirectos, o clima actual da Terra não está em devido equilíbrio. Estudos climáticos indicam que mesmo que não fossem lançados os gases poluentes para a atmosfera, um aquecimento de aproximadamente 0,5°C iria ocorrer.
Os gases que mais contribuem para este efeito são: O vapor de água; O dióxido de carbono (CO 2 ); O metano (CH 4 ); E o ozono (O 3 ).
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) defende que o aquecimento global tem como uma das suas principais causas a emissão de gases poluentes pelo homem, contribuindo para o efeito estufa. O resto das emissões são principalmente devidas às mudanças no uso da terra.

O Efeito de Estufa

O efeito de estufa consiste na absorção de radiação solar durante o dia, e a libertação de calor durante a noite.
A atmosfera é como uma estufa, pouco permeável às radiações, formando uma barreira que vai dificultar a libertação de calor excessivo. Uma parte do calor é absorvida. A outra é reenviada por reflexão para as camadas inferiores da Terra provocando assim uma elevação de temperatura nessas camadas.
O aumento da quantidade de gases, como o dióxido de carbono, libertados para a atmosfera pelo Homem, tem vindo a provocar o aumento do efeito de estufa.
Alguns estudos realizados afirmam que daqui a trinta ou cinquenta anos a temperatura global vai subir entre 1ºC e 4ºC. É um valor que não demonstra ser muito significante mas que na realidade constitui uma variação brutal.

Como é que podemos evitar o Aquecimento Global?


Apesar de o aquecimento global ser anunciado como próximo, há maneiras de o prevenir, tais como:
Utilizar novas formas de energia;
Reciclar;
Plantar árvores;
Utilizar transportes públicos;
Outros…

Quais as principais consequências do Aquecimento Global?

Existem várias consequências causadas por este problema, tal como:
Aumento do nível do mar;
Degelo dos pólos;
Mudanças climáticas;
Extinção de várias espécies.

Quais as principais causas do Aquecimento Global?

A principal causa deste problema é o aumento de gases poluentes emitidos pelo mundo inteiro, que geram o efeito de estufa.
Esses gases são principalmente emitidos por:
O Homem, que é o principal causador da poluição;
Veículos;
Fábricas;
Produtos não reciclados;
CFCs;
Outros…

O que é o aquecimento global?

O Aquecimento global é um fenómeno climático de larga extensão, um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. Entretanto, o significado deste aumento de temperaturaainda é objeto de muitos debates entre os cientistas. Causas naturais ou antropogénicas (provocadas pelo homem) têm sido propostas para explicar o fenómeno.

Resumo do filme "Uma Verdade Inconveniente"

O filme alerta para a séria e real ameaça do aquecimento global. Al Gore defende que, se não houver uma mudança radical na gestão dos recursos e na produção de dióxido decarbono, em menos de uma década o nosso planeta entrará numa dinâmica catastrófica. O degelo dos pólos, a alteração dos ciclos climáticos, perturbações meteorológicas extremas,como secas severas e inundações gigantes, são apenas algumas das consequências. Apesar disso, Al Gore acredita que estamos em tempo de salvar o planeta. Mas, para que tal seja possível, todos temos que incorporar práticas simples no dia-a-dia, como separar o lixo, utilizar mais os transportes públicos, reduzir o consumo de água quente, plantar árvores e sobretudo é necessário que a classe política reveja as suas opções.
“Uma Verdade Inconveniente" é um documentário, um apelo urgente, mas também otimista, através do qual o realizador, tenta alertar as consciências dos cidadãos e da classe política para os perigos do aquecimento global e para a diminuição das reservas de água do planeta. Este filme mostra como e por que motivos a emissão de substâncias poluentes e o mau uso dos recursos naturais tem impactos no aquecimento global. Segundo alguns cientistas, teremos apenas dez anos para evitar uma grande catástrofe que pode destruir o nosso planeta gerando condições meteorológicas agressivas, inundações, epidemias e ondas de calor. O Aquecimento Global é um assunto muito sério que deve ser alvo de preocupação de todos nós. Nos últimos 100 anos a temperatura média na Terra aumentou 1ºC. Por que é que isto está a acontecer? Seremos nós os humanos os responsáveis por este fenómeno? Se sim,o que irá acontecer à Terra e o que podemos fazer para parar esteprocesso? Acha que podemos fazer alguma coisa em defesa do nosso planeta?

Uma Verdade Inconveniente


An Inconvenient Truth
Uma Verdade Inconveniente
DireçãoDavis Guggenheim
ProduçãoLawrence Bender
Scott Z. Burns
Laurie David
RoteiroAl Gore
Elenco originalAl Gore
GêneroDocumentário
Idioma originalInglês
MúsicaMichael Brook
CinematografiaDavis Guggenheim
Robert Richman
EdiçãoJay Cassidy
Dan Swietlik
EstúdioLawrence Bender Productions
Participant Productions