sábado, 23 de fevereiro de 2013

Consequências do aumento do efeito de estufa

As consequências do efeito de estufa, tanto a nível global como a nível regional, afectam um pouco por toda parte os vários países.
O aquecimento global pode levar à ocorrência de variações climáticas tais como:
 Alteração na precipitação;
Subida do nível das águas dos oceanos e degelo;
Ondas de calor.
Assim é natural registar-se um aumento de situações de cheias que consequentemente aumenta os índices de mortalidade no planeta Terra.
Uma profunda alteração do clima terá uma influência desastrosa nas sociedades afectando a produção agrícola e as reservas de água, dando origem a alterações económicas e sociais. A maior parte dos gases de estufa têm fontes naturais, além das fontes antropogéneses, contudo existem potentes mecanismos naturais para removê-los da atmosfera. Porém, o contínuo crescimento das concentrações destes gases na atmosfera dão origem a que, mais gases sejam emitidos do que removidos em cada ano.
De acordo com alguns cientistas, um aumento consecutivo da temperatura à superfície da Terra provoca, consequentemente, o aumento do número de doenças infecciosas através da proliferação de pestes.
Um caso bastante actual refere-se ao fenómeno do El Niño, um aumento de temperatura no sistema oceânico, que deu origem a uma onda quente por todo o mundo. Como resultado directo, verificou-se uma deslocação dos mosquitos responsáveis pela propagação da malária e febre-amarela para regiões temperadas a altitudes mais elevadas, atacando os grupos de pessoas mais vulneráveis da sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário